(Marcos 4:35-41) - “E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”
Os ventos, as tempestades, as intempéries surgem para nos testar! Diz um velho ditado, “Mares calmos não fazem bons marinheiros”. Os discípulos tinham Jesus no barco, o que lhes faltava era fé, pois Jesus lhes indaga: “Onde está a vossa fé?” (Lucas 8.25).
Está conosco o Herói dos heróis, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis!
Ter Jesus na embarcação da sua vida, não significa que não haverá tempestade, significa que o barco nunca vai virar!
Reflexão
Mary Ann Baker, nasceu em 16 de setembro de 1831. A tuberculose ceifou a vida dos seus pais e deixou-a órfã em tenra idade. Moravam em Chicago com a irmã e o irmão. Esse, um moço de excepcionais qualidades de caráter, começou a sofrer efeitos desta terrível doença.
Das suas escassas economias, as duas irmãs conseguiram recursos para que ele viajasse à Flórida, na esperança de que no clima mais ameno começasse a melhoria. Não lhes foi possível acompanha-lo.
Tudo em vão! Em poucas semanas, o mal se agravou e o rapaz faleceu, longe do aconchego da família. Não havia dinheiro para as irmãs irem ao seu enterro, nem para transportar o seu corpo para Chicago. Mary escreveu sobre esta experiência assoladora: “Embora nosso choro não fosse 'como outros que não têm esperança' e embora tivesse crido em Cristo desde menina e desejasse sempre viver uma vida consagrada e obediente, tornei me terrivelmente rebelde a esse desígnio da divina providência. Disse no meu coração que Deus não amava a mim, nem aos meus. Mas, a própria voz do meu Mestre veio acalmar a tempestade no meu coração rebelde e me trouxe a calma de uma fé mais profunda e uma confiança mais perfeita”, disse Mary Baker.
Foi logo depois desta maçante experiência que o Dr. Horatio Palmer solicitou a Mary Ann o preparo de um grupo de hinos sobre os assuntos das lições da Escola Bíblica da sua igreja. “Um dos temas era Cristo acalmando a tempestade. Esta lição expressou tão vividamente a minha experiência, que este hino foi o resultado”, salientou Mary. Ao saber que seu hino também estava sendo uma grande benção em outros países. Mary Ann Baker disse: “Me surpreende muito que este humilde hino tenha atravessado os mares e sido cantado em terras bem distantes para a honra do nome do meu Salvador”.
Sossegai
Mestre, o mar se revolta as ondas nos dão pavor! O céu se reveste de trevas não temos um Salvador! Não se te dá que morramos? Podes assim dormir? Se a cada momento nos vemos Já prestes a submergir?
As ondas atendem ao meu mandar: Sossegai! Seja o encapelado mar. A ira dos homens, o gênio do mal, Tais águas não podem a nau tragar, Que leva o Mestre do céu e mar! Pois todos ouvem o meu mandar: Sossegai! Sossegai! Convosco estou para vos salvar: Sossegai!
Mestre, tão grande tristeza me quer hoje consumir! E a dor que perturba minh'alma. Te implora: Vem me acudir! De ondas do mal que me encobrem
Quem me fará sair? Pereço, pereço, ó Mestre, Te rogo: Vem me acudir!
Mestre, chegou a bonança em paz vejo o céu e o mar. O meu coração goza calma que não poderá findar. Fica comigo, ó Mestre, dono da terra e céu e assim chegarei bem seguro ao porto, destino meu.
Composição: Mary Ann Baker
O Senhor através de Sua Palavra nos deixa alguns segredos para que possamos viver além de nossos limites! Precisamos mergulhar nas escrituras e descobrir em suas profundezas os conselhos maravilhosos para que vivamos o extraordinário.
Para isso, você precisa hoje tomar algumas decisões importantes:
Lemos na Bíblia o texto: “Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os Teus juízos”. (Salmos 119:30) Em que caminho você está? Precisamos seguir a Jesus!
Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Quando alguém diz eu sou o caminho, “eu sou o mapa, eu sei como ir, eu levo vocês, apenas confiem em mim”.
Seguir segundo o dicionário Luft significa “Ir atrás de. Perseguir. Prosseguir”.
Diz a palavra de Deus: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”, (Filipenses 3:14).
Paulo quer dizer... Estou a caminho, prosseguindo para Cristo, que me alcançou de uma forma impressionante. Ele continua aconselhando a Igreja em Corinto dizendo... “Estou olhando para o alvo, para onde Deus nos chama – para Jesus. Estou correndo e não vou voltar atrás”.
Os interessados em tudo que Deus tem para nós devem se manter focados no alvo. Para que possamos acertar e viver além de nossos limites, sem dúvida, é necessário foco.
Através da Sua Palavra, Deus clareia a vista embaçada e passamos a enxergar o alvo.
Existe uma doença que é caracterizada pela deformação progressiva na córnea, chamada de Ceratocone. Ela pode ser confundida com miopia, astigmatismo ou hipermetropia. É uma deformidade progressiva da córnea, que assume o formato de cone a partir de afinamento e encurvamento do tecido ocular.
Existem pessoas que tem Ceratocone espiritual, precisam do oftalmologista Espírito Santo para o tratamento, as recomendações estão na Bíblia Sagrada.
Os que correm a mesma carreira e prosseguem ao mesmo alvo. Estamos todos nós juntos no mesmo barco.
O apóstolo Paulo diz a nós em (Filipenses 3.14) - “Escolho o caminho verdadeiro para Santo Lugar: vou seguir as Tuas ordens”.
Muitos estão tomando outros caminhos, escolhendo outros alvos e tentando levar vocês com eles. Não, siga em frente! Existem muitos atalhos, mas será que levam a Deus?
No meio da jornada, o inimigo tentará nos afastar do Caminho com “atalhos”... Imoralidade (sexo livre e fora do casamento, pornografia), ociosidade (indolente, improdutivo), engano (acreditando em seus próprios erros, achando que está certo, engodando aos outros e a Deus), vícios (bebidas, cigarro, hábitos e atitudes viciosas, pecados que se tornaram parte do cotidiano).
Seguir significa: “Obedecer. Imitar. Acompanhar”. O que diz a palavra de Deus a respeito? (1ª Coríntios 11:1) - “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”. O apóstolo Paulo mais uma vez orienta a Igreja de Corinto a seguir os seus passos, porque ele era um exemplo aos fiéis, à Igreja. Um homem de caráter, de boa índole, que espelhava a Cristo.
Pastor, tenho tido falhas, será que Deus pode me limpar, quero viver o extraordinário de Deus em minha vida. Saiba que através da oração, contamos ao Senhor as dificuldades do caminho e enfrentamentos que encontrarmos e na Palavra de Deus, a Bíblia, encontraremos orientações para a nossa caminhada!
Adão todos os dias conversava com Deus, havia uma aliança, uma amizade, papo sério entre eles. Assim, a oração e a Palavra, são os meios de aliança com Deus, de amizade. (Salmos 119:26) - “Eu te contei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos”.
Deus nos orientará a fugir da aparência do mal, assim, nos iluminando!
Leia a Bíblia! Ela iluminará sua mente e te levará ao caminho do extraordinário com Deus! Nela, recebemos a ajuda necessária para seguir em frente!
Seguir significa também: “Continuar. Dar sequencia”.
Quando a vida nos decepciona, alegre-se no Senhor e continue em frente! (Habacuque 3:17,18) - “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação”.
A alavanca para o sucesso, é continuar... ir em frente... adiante... não desistir... Continue em frente, não desista. Uma vida além dos nossos limites é para quem persiste!
(Provérbios 4:20-27) - “Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal”.
O vitorioso é aquele que vai até o fim. Para o céu, vitorioso não é aquele que chega em primeiro, e sim, aquele que não desiste.
Outro ponto importante para uma vida além do limite é ter compromisso com Cristo no dia a dia! É impossível o cristão viver nesta vida sem pedir a orientação do Espírito Santo.
O apóstolo Paulo mais uma vez dá um conselho (Ef 4:17-19) - “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza”.
Os outros gentios que Paulo se refere, são os que não servem a Jesus, vivem segundo seus próprios desejos e vontades e que dizem “faça o que quiser”.
(Provérbios 4:19) - “O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam”. Jamais siga a multidão pecadora, está no escuro, a massa ignorante que não tem nada na cabeça e cairão no abismo. Eles se recusaram se relacionar com Deus e perderam o contato não apenas com Ele, mas com a própria realidade. É um tipo de gente sem compromisso com Deus, desligados de Deus. Vivem segundo suas paixões.
O conselho de Deus é que cresçamos, conheçamos toda a verdade e a vivamos. Quando seguimos a Jesus Cristo, que é a base de tudo que fazemos, alcançamos a fonte de todos projetos para uma vida extraordinária. Só em Jesus e em ninguém mais!
É hora de ter um estilo de vida totalmente novo, zerado. (2ª Coríntios 5.17) - “Pois aquele que está em Cristo, é nova criatura, as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo”. Uma vida planejada por Deus, renovada a partir de dentro; uma vida que muda para melhor a sua conduta e faz o caráter de Deus tornar-se realidade em sua vida.
Não pare na caminhada, a vida extraordinária que Deus tem pra você está bem perto, persista! Para viver além de seu limite, depende destas escolhas: Servir, comprometer-se e perseverar em Deus.
(Salmos 119:30) - “Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos”.
Permanecer em Cristo é o bastante para experimentar uma vida além do limite, extraordinária com Deus, apenas... vá até ao fim! Uma vida com Cristo tem resultados surpreendentes!
ATENÇÃO PASTORES / PREGADORES
Quer ser edificado diariamente com Reflexões para a vida, são histórias que nos trazem profundas lições que você - obreiro/ pastor - poderá aplicar em suas pregações, siga e acompanhe as histórias diariamente. Clique aqui!
Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Márcio Batista
Foto: (Mentoring) Reprodução / Divulgação
_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.
Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
0 Comentários
Ao fazer seu comentário, respeite as opiniões alheias antes de tudo, deixe sua opinião sem ofender o próximo.