William Lane Craig é, possivelmente, um dos filósofos cristãos mais conhecidos da mídia nos Estados Unidos, particularmente, faz parte dos filósofos cristãos contemporâneos. Sua popularidade se deve em grande parte à sua participação em debates televisivos com líderes proeminentes do "Novo Ateísmo" com líderes muçulmanos e de outras religiões ou de outras denominações cristãs, mas também com personalidades do domínio científico, como o historiador Bart Erhman relacionado o estudo histórico do cristianismo ou a doutrina cristã (2).
Independentemente de como suas posições são valorizadas, Craig é um comunicador brilhante tanto na exposição de sua filosofia cristã, bem como pela pura defesa do cristianismo, como em suas tentativas de mostrar o teísmo, que normalmente é a principal razão para as suas discussões com pensadores ateus.
Ainda hoje é difícil trafegar entre a Filosofia e Religião, devido ao filtro intelectual que temos baseado, no nosso caso, na Bíblia. Por que? Porque ambos têm o mesmo conteúdo, tanto um como o outro. Estão em busca de uma verdade e de uma sabedoria, embora seus caminhos são diferentes. A Religião revela a verdade usando a linguagem de representação através de mitos, rituais e símbolos. Já a Filosofia a revela demonstrando pela ideia, o pensamento e o conceito. Ao estudarmos mais profundamente, vamos descobrir que na Religião a verdade é dogmática, e na Filosofia, ela é não é absoluta (3).
Para que a Religião defenda seu dogma, ela precisa da filosofia para argumentar sua verdade. E como trafegar entre a fé e a razão?
Segundo Paul Tillich, no âmago de cada Religião, existe um ponto no qual a própria religião perde a sua importância, e para o qual ela aponta a superação de sua própria particularidade, elevando-a à liberdade espiritual e com ela à visão da presença espiritual em outras expressões de significado último da existência humana (4).
Referências Bibliográficas
(1) GIL, Jorge Romero. El Dios de Aristóteles. In: About.com. Acesso em: 11 de junho de 2015. Disponível em: http://filosofia.about.com/od/Filosofia-Clasica/a/El-Dios-De-Aristoteles.htm.
(2) GIL, Jorge Romero. William Lane Craig, Un filósofo mediático. In: About.com. Acesso em: 11 de junho de 2015. Disponível em: http://filosofia.about.com/od/Filosofia-Y-Religion.
(3) SCHWARZ, Fernando. Filosofía y Religión. In: Filofía para la vida. Portal de cursos y recursos de filosofia de la Organización Internacional Nueva Acrópolis em España. Acesso em: 11 de junho de 2015. Disponível em: http://filosofia.nueva-acropolis.es/2010/filosofia-y-religion.
(4) RODRIGUES, Felipe Fanuel Xavier. Na fronteira das religiões: contribuição de Paul Tillich para o diálogo inter-religioso a partir do cristianismo. Revista Eletrônica Correlatio n. 12 - Dezembro de 2007.
Por Pr Márcio Batista
Fonte: Texto produzido para o fórum de discussão da disciplina Filosofia e Religião na Integralização do Bacharel de Teologia da Faculdade Refidim de Joinville, SC.
_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.
Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
0 Comentários
Ao fazer seu comentário, respeite as opiniões alheias antes de tudo, deixe sua opinião sem ofender o próximo.