A religião tem um papel importantíssimo na cultura de um povo. O reavivamento do século 18 nos Estados Unidos produziu um grande aumento no número de adesões às igrejas. A pregação era anunciada diretamente a grupos marginalizados da sociedade. O missionário David Brainerd levou o Evangelho aos indígenas do leste de Nova Jersey. Outro exemplo foi o missionário Samuel Davies na Virgínia pregou aos escravos. Através de Jonathan Edwards, o avivamento gerou um movimento de reforma social nos Estados Unidos. Os protestos de Samuel Hopkins insistentes contra a escravidão ganharam espaço em Newport, Rhode Island. O destaque dado pelos pregadores aos ouvintes simples como objeto da graça de Deus, com a importância de uma decisão pessoal, fortaleceram na sociedade daquela época, noções de igualdade, democracia e responsabilidade pessoal que contribuíram para o processo que levou à independência dos Estados Unidos.
Sem dúvida, a religião tem um papel muito importante na cultura de uma sociedade. Sanchez Vasquez disse “a religião inclui modos de regulamentação das relações humanas. No caso especificamente cristão, trata-se dos mandamentos de Deus”. A Missão Integral tem contribuído para uma grande mudança, seja social ou cultural, na sociedade latino-americana, por exemplo: No Clade II, os participantes estabeleceram alguns princípios para a ação social e política evangélica. A atividade social e política das igrejas evangélicas teriam por objetivo o indivíduo, a família, a educação, o trabalho, a economia, a saúde, a cultura, os direitos humanos, os meios de comunicação e as relações internacionais.
Será que a cultura pode influenciar a religião? Sim. No Brasil, por exemplo, os católicos portugueses trouxeram a sua religião e pela força da espada aos indígenas. Muitos sacerdotes e padres fizeram contato com a religiosidade indígena do novo território, no qual se aproximaram ambas as religiosidades. Crenças e práticas religiosas cristãs são misturadas, facilmente, às formas não cristãs de religiosidade, como a indígena e africana, resultando quase uma nova religião, mesclada com elementos indígenas e cristãos – danças, festas, divindades, sacrifícios e oferendas, típicas de uma religiosidade indígena, que acompanham a fé cristã de boa parte do povo brasileiro; e elementos africanos e cristãos, que no caso, o catolicismo – a identificação e assimilação dos personagens bíblicos e cristãos com divindades africanas. Diante deste quadro, para que o movimento evangélico cresça no Brasil, muitas são as possibilidades que permitem outra evangelização, de caráter contextual e integral, e assim, superar os efeitos negativos desta mistura religiosa.
Referências Bibliográficas
-Supremo se abstém em debate sobre monumento religioso. Disponível em: http://www.adventistas.com/agosto2003/clipping_monumento.htm. Acesso em: 31 de maio de 2015.
-Supremo dos EUA decide a favor dos Dez Mandamentos. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2806200502.htm#. Acesso em: 31 de maio de 2015.
-MATOS, Aldery de Souza. O protestantismo Norte-americano: Séculos 17 a 19. In: Instituto Presbiteriano Makenzie. Acesso em: http://www.mackenzie.br/7111.html. Disponível em: 31 de maio de 2015
-Religião e a religiosidade do povo brasileiro. Pág. 17. In: Filosofia e Religião – Unidade II. Joinville: CEEDUC, 2015.
Por Pr Márcio Batista
Fonte: Texto produzido para uma dissertação da disciplina Filosofia e Religião na Integralização do Bacharel de Teologia da Faculdade Refidim de Joinville, SC.
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