Este é um esboço que preparamos para ministrar no culto de Ceia do Senhor na Igreja Mais de Cristo na cidade de Florianópolis, SC. O presidente da igreja, pastor Júnior Batista, nos deu liberdade para ministrar e orando ao Espírito Santo, no sábado (06) às 10h05 da manhã, veio ao nosso coração uma palavra sobre "membros de um só corpo" quando estava pensando sobre 1ª Coríntios 12:12, "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também".
A partir daí, começamos uma busca sobre um tema, mais uma vez veio ao nosso coração o tema "Em unidade com Cristo". A igreja Mais de Cristo vive e acredita em um lema "uma igreja família vivendo os propósitos de Deus". Quem já leu os livros "Uma vida com propósitos" e "Liderança com propósitos" do escritor e pastor Rick Warren, entendemos que a mensagem pode fluir dentro destes propósitos que levam a Igreja de Jesus Cristo a unidade.
Nosso saudoso pai, pastor Valmor Leonel Batista, tinha o seu ministério pastoral com base nestes livros de Rick Warren, por isso, as igrejas onde liderou nos últimos anos de sua vida, cresceram mais de 50%, que é o caso da Assembleia de Deus de Blumenau e de Joinville, onde tivemos o privilégio de servir e participar deste crescimento. Ele certo dia pegou o livro "Liderança com propósitos" na mão e disse, "além da oração, a Bíblia Sagrada e ajuda do Espírito Santo, este livro tem sido uma ferramenta importante em nosso ministério", salientou.
Vamos ao esboço e seja edificado:
Em unidade com Cristo
João 17.11 - "Pai Santo! Guarde-os pelo poder de seu nome, o nome que o senhor me deu, para que eles sejam um só, assim como nós". (VFL)
Neste texto entendemos que Jesus ao orar pelos discípulos pede ao Pai que eles vivessem em unidade da mesma forma que a Trindade. Eugene Peterson traduziu este versículo da seguinte forma, "Pai Santo, guarda-os enquanto eles perseveram nesta vida, que conferiste como um dom, por meu intermédio, de modo que eles possam ser um só coração e uma única mente, assim como somos um coração e uma mente".
Viver em unidade é justamente isso, ter um só coração e uma só mente. No versículo 22, mais uma vez Jesus fala da unidade dele com o Pai Celestial, "Eu lhes dei a glória que Tu me deste, para que sejam um, como nós somos um".
Como igreja de Cristo recebemos a glória de Cristo, estamos unidos com Cristo, somos propriedade divina e recebemos o amor de Deus.
Esta oração de Jesus Cristo pelos discípulos, revela a nós o que Jesus Cristo realmente queria que os discípulos e nós, os futuros crentes, seguissem em sua jornada cristã. Nos versículos 6 ao 19 Ele ora pelos discípulos e dos versículos 20 ao 26 Ele ora por nós, a futura igreja. Tanto na oração pelos discípulos (versículo 11b), como por nós (versículo 21), Jesus fala de unidade.
Devemos estar unidos em harmonia e amor, assim como o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão unidos. Esta unidade revela a nós o caráter divino, da mesma forma, nós também devemos viver e mostrar ao mundo.
Só conheceremos a unidade entre nós se vivermos em união com Deus. E, como vivemos em união com Deus?
I) Cooperando com Cristo
Servir: Podemos cooperar com Cristo trabalhando humildemente em ministério na Igreja em harmonia com outros irmãos em Cristo, respeitando as diferenças e fazendo a obra de Deus com amor e dedicação para que o Reino de Deus cresça na terra. Quanto mais almas forem salvas mais o Reino de Deus cresce. Você faz parte deste crescimento! Envolva-se, faça parte do grande exército de soldados de Jesus Cristo.
Ilustração: Somos como um motor de um carro, onde todas as peças são muito importante para que o motor tenha um pleno funcionamento. Cada peça: Cilindros, pistão, anéis de vedação, virabrequim, válvulas, velas de ignição, bloco, cárter e etc.. Todas as peças devem estar e trabalhar em harmonia e consonância. Quando algumas destas peças apresentam desgaste, o mecânico faz a troca. Como igreja de Cristo, o Espírito Santo faz o ajuste, nos renovando as forças para que tudo esteja em pleno crescimento para a glória de Deus.
Romanos 12.5, "assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros".
II) Interagindo com o corpo de Cristo
Comunhão: Em um pequeno grupo, ou nos discipulados realizados pela igreja, é a oportunidade de interagirmos com outros irmãos e criar laços. Evite fofocas e recuse a argumentar e tomar partido em questões que tragam divisão no corpo de Cristo. Afaste de pessoas tóxicas, que não estão em unidade com genuíno Evangelho de Jesus Cristo. Aqui é o seu lugar! Não busque interagir com quem não tem a mesma mente e coração de Cristo, fuja da aparência do mal, dos falsos mestres e falsas doutrinas.
III) Fortalecendo a fé uns dos outros
Oração: Certa vez alguém fez uma oração bem radical por Ieda Bochio. Quando Ieda, tinha 11 anos, estava sendo transportada para o hospital com dois terços do corpo queimado por uma explosão com álcool. Seu estado era grave e a chance de que ela sobreviveria eram mínimas. Naquele momento, sua irmã fez uma oração muito radical, isto é, bem sincera “Se o Senhor não salvar a vida dela pode riscar o meu nome do livro da vida”. Muito tempo depois, fora de perigo, Ieda soube dessa oração e ficou perplexa, mas eternamente grata. Disse a sua irmã que ela não podia ter dito aquilo, que Deus podia tomar sua afirmação como uma afronta. Mas aquela tinha sido uma oração com muito empatia, uma oração radical. Deus ouviu o desespero por traz daquela afirmação tão extrema. O Senhor, que conhece a sinceridade do coração teve misericórdia da sua irmã, uma adolescente de 13 anos, sem recursos, sem ninguém mais a quem recorrer. Deus livrou Ieda da morte e livrou sua família de uma dor ainda mais difícil de superar.
Esta atitude da adolescente de 13 anos, nos ensina que nossa oração e apoio espiritual pode sim fortalecer a fé de outros.
IV) Perdoando uns aos outros
Ilustração: Uma senhora foi certa vez ao seu pastor, em grande amargura de espírito, levando nas mãos um punhado de areia molhada.
– O senhor está vendo o que é isto? – perguntou.
– Sim, é areia molhada.
– Mas o senhor não sabe o que ela significa, não?
– Não, não o posso dizer. Que significa?
– Sou eu – respondeu ela, chorando. – É a grande multidão dos meus pecados, que não podem ser numerados.
– Onde conseguiu essa areia? – perguntou o pastor.
– Lá em baixo, na praia.
– Volte lá – disse ele – e tome consigo uma pá. Ajunte um grande monte de areia e faça-o tão alto quanto possa. Então volte à beira da praia e fique observando o que vai acontecer quando a onda vier.
Dentro de uma hora ela voltou e relatou o seguinte: – Pastor, a onda passou por sobre o monte de areia que fiz e levou-o completamente!
– É justamente assim – respondeu o pastor – quando pedimos ao nosso Pai celestial, por amor de Jesus, que nos perdoe os pecados: Ele os toma completamente, porque "o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado". – (Laura E. Clemente).
Mateus 5.23, 24, "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta".
Somente unidos como um corpo em cristo, funcionando harmoniosamente, juntos alcançaremos grandes conquistas!
V) Testemunhando de Cristo aos outros
A diversidade dos muitos membros no corpo de Cristo é unida através de um único propósito, proclamar e demonstrar Cristo ao mundo! Assim como somos membros do corpo de Cristo, precisamos levar o amor de Cristo aos outros através de atos de bondade, de solidariedade e de fé. Devemos agir como Cristo deseja, fortalecer os fracos, socorrer os desamparados, ajudar os necessitados, principalmente os irmãos na fé.
Gálatas 6.10, "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé".
VI) Buscando a santidade
Romanos 12.1, 2, "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".
Segundo Eugene Peterson, este texto nos diz que devemos entregar nossa vida cotidiana a Deus como se fosse uma oferta. Não devemos nos ajustar a cultura deste mundo, a ponto de perdermos a oportunidade de pensar. Concentrem-se em Deus para que sejam transformados de dentro pra fora.
A cultura mundana nos arrasta pro pecado, e assim, para o abismo eterno, nos arrasta pra imaturidade, para agir sem pensar. Já no Evangelho, Deus extrai o nosso melhor, nos leva a unidade e desenvolve em nós a verdadeira maturidade.
Como membros do corpo de Cristo temos um único propósito: Adorar, Estar em comunhão, Servir, Evangelizar e Discipular.
Oremos!
ATENÇÃO PASTORES / PREGADORES
Quer ser edificado diariamente com Reflexões para a vida, são histórias que nos trazem profundas lições que você - obreiro/ pastor - poderá aplicar em suas pregações, siga e acompanhe as histórias diariamente. Clique aqui!
Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Pr Márcio Batista
Fotos: (Pune CFC) Reprodução / Divulgação
"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Portal Márcio Batista e demais colaboradores".
________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.
0 Comentários
Ao fazer seu comentário, respeite as opiniões alheias antes de tudo, deixe sua opinião sem ofender o próximo.