Lutando contra o narcizismo

Lutando contra o narcizismo


Abaixo seguem "Seis leis para a conquista da auto-responsabilidade" de autoria do Master Coach Paulo Vieira em seu livro "O Poder da Ação" e também no livro "O Poder da Autorresponsabilidade".

1) Se é para criticar os outros, cale-se!
2) Se é para reclamar, dê sugestão!
3) Se é para buscar culpados, busque solução!
4) Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor!
5) Se é para justificar os seus erros, aprenda com eles!
6) Se é para julgar as pessoas, julgue as suas atitudes!

Vivemos em uma sociedade narcizista - superficiais, individualismo, indiferença, sem compromisso, egoísta, frios e alienados - e, se existem pessoas que pensam diferentes delas, ou trafegam em outra "vibe", ou tem atitudes que não estão na "sua reta", o alvo dos narcizistas é: criticar, reclamar, impor, justificar, julgar, enfim, atirar pedras...

Freud disse: "O narcisismo é como uma enfermidade que impede à pessoa interessar-se ou amar a outra, porque todo seu ser gira ao redor de si mesmo e evita envolver-se com outros".

As recomendações de Paulo Vieira nestas seis leis, trazem atitudes que alguém que respeita, valoriza, ama, honra o próximo. Sobre este tipo de comportamento, posso citar a recomendação do apóstolo Paulo aos Romanos, "O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem" (Romanos 12.9). A atitude de amor é de verdade, amar o próximo profundamente, ser bom amigo, e, apegar-se ao bem como puder.

A partir do versículo 9, o apóstolo Paulo fala sobre estar sempre animado, disposto, persistente, alegre, hospitaleiro, fiel, e, o mais importante, amar os inimigos e jamais proferir maldição a eles.

"Ajudem uns aos outros. Não sejam arrogantes. Façam amigos entre as pessoas mais simples; não se julguem importantes. Não revidem. Descubram a beleza que há em todos. Se você a descobriu em você, faça o mesmo a todos. Não insistam na vingança; ela não pertencem a vocês" (Romanos 12.16-19a).

Será que estamos seguindo estes conselhos de Paulo ou dos ímpios?

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1.1). "Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano" (Provérbios 12.5).

Pense nisto!


Por Pr Márcio Batista
Fonte: VIEIRA, Paulo. O Poder da Ação. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. FREUD, S. Introdução ao narcisismo. Rio de Janeiro: Imago, 1914.
Foto: InfoEscola









_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários