Falamos sobre o que é comunicação?, por exemplo, segundo Bordenave, "é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado". Também abordamos como acontece a comunicação?, depois como comunicar?, "o artesão usa o barro, sua mão, sua voz para transmitir conhecimento ao filho". Falamos sobre como era a comunicação? e por que devemos comunicar? Neste ponto, abordamos que a comunicação é necessária devido a três importantes razões vividas pelo comunicador, seja ele cristão ou não: valorizar, amar e preservar.
Neste intensivão, abordamos também os meios de comunicação mais utilizados nas Igrejas e como devemos usá-los para a propagação do Evangelho, haja vista, a existência e permanência da Igreja na terra - cumprir o "Ide de Jesus" (Mc 16.15).
Falamos sobre como usar o Rádio, como ferramenta de evangelização, criando segmentos (quadros) para chamar a atenção dos ouvintes, entre eles, a "radio-novela" ou "teatro em áudio". Mostramos alguns exemplos de gravações, ensinamos como montar um roteiro, criando e utilizando os efeitos sonoros, gravação das vozes, montagem e edição dos segmentos.
Prometemos que em um próximo encontro, estaríamos falando sobre a pregação verbal, a ferramenta mais utilizada nas comunidades cristãs em todo o mundo, também chamada de prédica. Falaremos sobre postura, ética no púlpito, gesticulação, articulação, enfim, alguns toques de oratória no púlpito, tão necessária aos acadêmicos em Teologia - futuros pregadores e obreiros da Igreja.
_______________________________________
Referência Bibliográficas
BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação. S. Paulo: Brasiliense, 2002 (27a. ed.). P. 12 a 29 e 35 a 41.
BELTRÃO, Luiz e QUIRINO, Newton de Oliveira. Subsídios para uma teoria da comunicação de massa. São Paulo: Summus, 1986. P. 21 a 24.
GIOVANNINI, Giovani. Evolução na comunicação. Rio: Nova Fronteira, 1984. P. 23 a 83.
Por Pr Márcio Batista
_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.
Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
0 Comentários
Ao fazer seu comentário, respeite as opiniões alheias antes de tudo, deixe sua opinião sem ofender o próximo.